NOTÍCIAS

25-FEV-2022

Prefeitura de Cabo Frio intensifica campanha para turistas de combate ao mosquito Aedes aegypti

Agentes de endemias atuaram abordando os turistas na principal via de acesso do município

Por Secretaria Adjunta de Comunicação 25/02/2022 #saúde

A Prefeitura de Cabo Frio intensificou, nesta sexta-feira (25), a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, junto aos turistas que estão chegando na cidade para o feriado de Carnaval.

A ação aconteceu na Avenida América Central, RJ-140, principal via de acesso ao município. Cerca de 80 agentes de endemias atuaram na via abordando os motoristas, principalmente turistas, para falar sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa reforçou ainda sobre os cuidados simples que os moradores precisam ter ao viajar e deixar o imóvel fechado e orientou também quem possui casa de veraneio no município.

"As ações de combate à dengue foram intensificadas no período de pré-carnaval, buscando que cada cidadão tenha consciência e evite ações, como jogar o lixo no chão e garrafas, materiais que podem transformar em criadouros dos mosquitos. Além disso, a campanha traz recomendações às pessoas que vão viajar durante o feriado, para que elas certifiquem que o quintal está limpo e sem focos do Aedes aegypti e também quem tem casa de veraneio, para quando forem embora, manter a casa sem possíveis meios de criadouros", explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Andreia Nogueira

O setor de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, possui ações permanentes durante todo o ano. Os agentes de endemias percorrem constantemente os bairros da cidade atuando no controle e focos do mosquito e os criadouros predominantes com equipamentos como motofogs que pulverizam repelente natural de citronela, uma planta que possui propriedades insetífugas, mantendo todos os tipos de mosquitos afastados.

A secretária de Saúde ressalta que o combate ao mosquito Aedes aegypiti só é possível por meio de uma atuação em conjunto com a população.

"Cada cidadão tem papel importante nas ações para evitar a proliferação do mosquito, já que grande parte dos criadouros continua sendo encontrada dentro das casas, como vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, entre outros. A principal missão da população é atuar em conjunto para eliminar possíveis focos como água acumulada no lixo, caixas d'água e outros locais", afirma a secretária de Saúde de Cabo Frio, Érika Borges.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito

PREFEITO(A)

MAGDALA FURTADO

VICE PREFEITO(A)

CNPJ

36.475.879/0001-75

COMO SE COMUNICAR CONOSCO?

NOSSOS CANAIS